Biometria: 99,8% do eleitorado paraibano já realizou recadastramento

0
 capa_06032018200202Cerca de 99,8% do eleitorado paraibano já fez o recadastramento biométrico para as eleições deste ano. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a Paraíba está entre os dez estados brasileiros que já ultrapassaram os 90% de eleitores com o Título Eleitoral atualizado.

No País todo, 53% estão aptos a serem identificados pelas digitais no momento do voto. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 7 de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem realizando o trabalho de cadastro biométrico em várias etapas, em que os maiores colégios eleitorais, São Paulo, Minas Gerais e Rio, foram deixados por último por serem mais populosos.

A cada fase mais municípios são incluídos na lista de recadastramento obrigatório. Em São Paulo, 13% das cidades estão neste grupo. Já com os eleitores do exterior, o trabalho de recadastramento biométrico está apenas começando: só 2,3% deles já estão com o registro biométrico em dia.

Todo ano o TSE cruza dados de registros de óbitos nos cartórios para tirar da lista aqueles que já morreram. Como esse trâmite pode ter falhas, agora, com a biometria, não só os títulos em duplicidade são eliminados como, também, elimina-se a possibilidade de uma pessoa votar utilizando o título de quem já morreu.

 Estadão 

Share.

Leave A Reply