ECLIPSE LUNAR TOTAL EM 15 DE ABRIL DE 2014

0
Sequência do eclipse da lua visto em Belgrado, Sérvia
eclipse lunar previsto para abril de 2014 vai chamar a atenção porque será completamente visível em todos os lugares do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte – mas bem alta – o que facilitará a observação de todas as suas etapas. Em setembro de 2015, outro eclipse lunar total presenteará os brasileiros com uma visão completa do fenômeno.
Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem dos astros, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou um lunar (a Terra entre o Sol e a Lua). Eclipses podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse lunar total, como o de hoje, ocorre quando a Lua fica completamente dentro do cone de sombra da Terra. O eclipse parcial acontece quando apenas parte da Lua é obscurecida pelo cone de sombra. O penumbral, quando a Lua entra numa região de transição entre luz e sombra, ao redor do cone, com iluminação apenas parcial do Sol.
Calendário – De acordo com as estimativas da Nasa, a agência espacial americana, os próximo eclipses totais da Lua poderão ser observados em:
- 15 de abril de 2014 (Austrália, Pacífico e Américas)
- 28 de setembro de 2015 (Pacífico, Américas, Europa, África e Ásia)
- 31 de janeiro de 2018 (Ásia, Austrália, Pacífico, América do Norte)
- 27 de julho de 2018 (América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália)
- 21 de janeiro de 2019 (Pacífico, Américas, Europa e África)
Share.