Morte por H1N1 é confirmada na Grande João Pessoa, diz boletim

0

elza-fiuza_180420_235223Um caso de morte pelo vírus H1N1 foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado por meio do Boletim Nº 21 da Influenza divulgado nesta sexta (20). O caso foi em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Ainda segundo o boletim, foram confirmadas duas mortes por Influeza A H3 em João Pessoa. Foram descartados quatro óbitos para Influenza e um segue em investigação.

Também no boletim há a informação de que houve um aumento nos registros dos casos hospitalizados por SRAG no ano de 2016, com 299 casos. Destes, 17,3% foram identificados como Influenza. Em 2017 foram 240 notificações, com 8% de casos confirmados com o vírus e em 2009, 15,1% dos casos foram confirmados por Influenza.

Vacinação

Entre as medidas de prevenção, destaca-se a Campanha de Vacinação contra a Gripe, cuja 20ª edição será realizada a partir de segunda-feira (23) até o dia 1º de junho, em todas as unidades de saúde dos 223 municípios do estado. A meta para o ano de 2018 é vacinar 90% dos grupos prioritários: Pessoa com 60 anos da idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, profissionais de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, e a população privada de liberdade.

Recomendações

A SES-PB lembra a população em geral que a adoção de hábitos de higiene simples é fundamental para diminuir o adoecimento pelo vírus da gripe, como: lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após tossir ou espirrar; cobrir a boca ou nariz com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca; utilizar álcool gel quando não puder lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe.

 

T5

Share.

Leave A Reply